Onde comer as melhores pizzas em Berlim

Berlim vai muito, mas muito mesmo, além da tradicional culinária alemã quando se trata de lugares para comer. Aqui você realmente encontra de tudo um pouco, o que eu acho fantástico. E se tem uma coisa que os berlinenses, e não berlinenses também, levam muito à sério são as pizzas. Você encontra de todos os tipos e em todo canto, mas quando você descobre um lugar onde são italianos que estão fazendo a sua pizza, você pode ir de olho fechado que a chance de ser ruim é mínima.

Depois de alguns anos experimentando muita pizza boa e ruim por aqui, resolvi compartilhar os meus lugares preferidos para você ter uma experiência semi-italiana em Berlim. Mas antes de começar vale lembrar que aqui é comum uma pizza inteira ser uma porção individual. Geralmente são uns 30cm, mas a massa é bem fininha (quando é uma pizza no estilo Napoletana). É um tipo de pizza diferente do que estamos acostumados a comer no Brasil, mas você não vai se arrepender, vai por mim!

Buon appetito!

IMG_6798Malafemmena

Vamos começar por onde eu conheci a famosa e tradicional pizza Napolitana, um estilo de pizza que é um patrimônio cultural na Itália e deve seguir várias regras  para ela ser sempre igual em qualquer lugar do mundo. Uma característica desse tipo de pizza é que ela é bem fininha no meio, apesar do tamanho é uma pizza mais leve por causa do tempo de fermentação da massa, com as bordas maiores.
Essa pizzaria é membro da Associazione Verace Pizza Napoletana, uma organização cuja missão é promover e proteger a “verdadeira pizza napolitana”.

A minha pizza favorita por aqui é a Mortadella e Burrata. A burrata dá um toque especial na pizza e a combinação fica perfeita com a mortadela + pedacinhos de pistache. O restaurante tem uma área externa ótima para os dias de verão, mas que fica bem cheia, então a dica é sempre tentar reservar.

Onde: Hauptstr. 85, 12159 – Friedenau

IMG_6802Standart

Tenho que confessar que a minha primeira experiência nessa pizzaria não foi muito boa. Simplesmente pela escolha errada do sabor da pizza. Pedi uma pizza de batata com pedaços de linguiça. Sim, também não acredito que fui capaz de fazer isso. (Acho que esse sabor não está mais no cardápio). Não satisfeita, lógico, dei uma segunda chance para a Diavola Del Monaco – com salame picante, fior di latte mozzarella e queijo da montanha com 12 meses de idade – muito gostosa. O molho de tomate é incrível! O estilo de pizza nesse restaurante também é a napolitana e além das bebidas – uma variedade enorme de vinhos – eles só servem pizza e salada.

Onde: Templiner Str. 7, 10119 – Prenzlauer Berg

IMG_6801Zola

Sou muito suspeita para falar dessa pizzaria porque simplesmente foi onde provei o sabor de pizza mais delicioso e diferente até hoje: queijo gorgonzola, nozes e pera com um molho de tomate di-vi-no. Essa combinação – a Zola, essa belezura da foto –  conquistou meu coração e sempre que tem visita aqui em casa eu levo todo mundo para provar. A pizzaria fica no famoso bairro de Kreuzberg, na beira do canal, escondida no quintal atrás do Concierge Coffee, ou seja, caso você também seja um grande fã de café vale uma visita por lá também.

Onde: Paul-Lincke-Ufer 39-40, 10999 – Kreuzberg

IMG_6994W pizza

Talvez eu tenha achado minha pizza favorita. Talvez. Não consigo decidir entre essa e a Zola. As duas me conquistaram pelo combo molho vermelho + massa leve, além claro de todo o recheio, mas um bom molho de tomate faz toda diferença em uma pizza. Experimentei a Picante com Fior di Latte, salame picante e queijo Stracciatella e queria voltar no dia seguinte para comer de novo. Outro sabor que entrou para a lista dos favoritos é a Radicchio – com gorgonzola, nozes, mel e radicchio (uma verdura de origem italiana prima da chicória). Dica: peça o vinho da casa, super em conta e muito gostoso. Dica 2: o restaurante aceita reserva, mas esteja preparado para dividir a mesa com mais pessoas, por aqui isso é bem comum.

Onde: Fuldastr.31, 12045 – Neukölln

*Essa lista provavelmente vai aumentar com o passar do tempo e será atualizada com as últimas descobertas que valem a pena conhecer.*

 
 

Ei, gostou da dica?

Me paga um café!

 

 

 

 

 

Anúncios