3 atrações 0800 que valem a pena

Sempre que me perguntam dicas de lugares para visitar em Berlim eu fico confusa, acho uma tarefa bem complicada, já que a cidade respira história e tem infinitos museus, pontos turísticos e exposições. Então, resolvi começar separando algumas atrações gratuitas que no meu ponto de vista são imperdíveis, mesmo você ficando uma semana por aqui, ou, 3 dias.

É claro, que a Torre da TV, o Portão de Brandemburgo, o Memorial do Holocausto, são lugares que todo mundo deve ir quando vem pra cá pela primeira vez, mas também existem outras atrações (gratuitas!) que ajudam você a entender a história da cidade  e que muita gente acaba não incluindo no roteiro.

Memorial do Muro de Berlim – Gedenkstätte Berliner Mauer

Berlin-memorial-muroUma exposição sobre a história do Muro de Berlim, mostra como foi  a sua construção, por onde ele passava, como as construções da época foram divididas por causa do muro, fala também como funcionava a “faixa da morte” e mostra como ocorreram algumas fugas e algumas histórias de pessoas que tentaram fugir do lado oriental para o ocidental. Boa parte da exposição é ao ar livre, mas existe um centro de informação/documentação aberto ao público.
O Memorial do Muro de Berlim fica na Bernauer Straße pertinho do estação de S-Bahn  Nordbahnhof, que foi desativada por mais de 30 anos e virou uma “estação fantasma.”

Topografia do Terror – Topographie des Terrors

Berlin-topografia-terrorO museu da Topografia do Terror é uma exposição com fotos, jornais e vídeos sobre a trajetória do regime nazista. Do lado de fora você vai encontrar uma exposição ao ar livre, com mais fotos, documentos e informações de tudo o que aconteceu naquela época, desde perseguições aos judeus, homossexuais, pessoas com deficiência e ciganos, até mesmo as atrocidades que aconteciam no campo de concentração. A exposição fica no local onde funcionava a antiga polícia secreta durante o regime nazista e por ali você também vai poder ver de perto um pedaço do muro.
*A exposição ao ar livre funciona de 10h às 20h, mas nos meses de inverno pode fechar antes já que funciona somente até escurecer e fica na Niederkirchnerstrasse 8, 10963.

Cúpula do Parlamento Alemão – Bundestag

PARLAMENTO-ALEMAO-1A cúpula do parlamento já ganhou um post todinho sobre ela, porque é um lugar que realmente vale muito a pena e a visita é gratuita. Além da vista maravilhosa de toda a cidade, você vai poder saber um pouco mais sobre o parlamento e alguns pontos de Berlim que você também verá do alto da cúpula. A entrada é gratuita mas você precisa de reservar com antecedência no site do parlamento.

Onde: Platz der Republik 1 – Tiergarten, 11011 Berlim (pertinho do Portão de Brandemburgo)

Obs: É muito provável que esse post ganhe mais opções de lugares gratuitos imperdíveis.

Ei, gostou da dica?

Me paga um café!

Anúncios