Após uma empresa alemã ter entrado em contato comigo para fazer parte de um processo de contratação, comecei a pesquisar sobre os passos para conseguir um visto de trabalho. Eu já sabia que no meu caso seria complicado porque eu não terminei a faculdade, portanto não tenho um diploma.
O processo descrito aqui também é válido para aqueles que completaram a faculdade e possuem um diploma, mas o mesmo não é reconhecido na Alemanha.
Como tivemos muita dificuldade em achar informações sobre como conseguir o visto de trabalho sem diploma, resolvemos compartilhar os passos que a gente seguiu para ajudar quem também vai passar por esse processo.
Passos para conseguir um visto de trabalho para a Alemanha
1) Contrato com uma empresa
A primeira coisa, obviamente, é conseguir um contrato de trabalho com uma empresa alemã. Não vale trabalho remoto. No contrato tem que estar especificado que o seu posto de trabalho é na Alemanha.
2) Carta de aprovação
Alguns profissionais são mais requisitados que outros. Áreas como TI estão expandindo muito rápido, e o país não tem profissionais suficientes para suprir a demanda, e isso quer dizer que é mais fácil conseguir visto para trabalhar nessas áreas.
A empresa que está te contratando vai fazer um pedido de aprovação do mercado de trabalho (Arbeitsmarktzulassung) para a Agência Nacional do Trabalho (Bundesagentur fuer Arbeit).
Esse é o principal documento para levar ao consulado na entrevista para o visto, e vocë precisa do original, que a empresa deverá te enviar por carta.
3) Comprovação de experiência de trabalho
Como você não tem um diploma, a única forma de mostrar que você é capaz de ocupar a vaga é com sua experiência profissional.
A empresa lhe enviará uma “Job Description”, descrevendo todas as qualificações necessárias para ocupar a vaga para qual você está sendo contratado. Você precisa comprovar que tem tais qualificações. Por exemplo, se a vaga é para programador com no mínimo 2 anos de experiência, você deverá apresentar provas de que tem 2 anos de experiëncia programando.
A sua carteira de trabalho não é um documento válido para esse caso. Você terá que ir nas empresas onde já trabalhou e pedir uma carta de recomendação. Você pode procurar no Google para ver como essa carta pode ser escrita mas, basicamente, ela deve dizer o seu nome completo, o nome da empresa, o cargo que você ocupou e por qual período. Ela deverá ser assinada pelo RH ou algum superior (gerente, diretor, etc), e a assinatura deverá ser reconhecida em cartório. Quanto mais dessas cartas, melhor.
Se você tem comprovantes de cursos, seminários, ou qualquer coisa que pode ter contribuido para a sua carreira profissional, você também pode levar.
Além do reconhecimento de firma, todos esses documentos devem ser traduzidos por um tradutor juramentado. Você pode achar uma lista com os tradutores juramentados no site da Junta Comercial do seu estado (Jucemg em Minas Gerais, Jucesp em São Paulo, etc).
Prepare-se para gastar dinheiro, pois as traduções não são baratas. A tradução de 4 cartas em BH ficou em 750 reais. Como o preço é tabelado, não existe outra opção mais barata.
4) Seguro viagem
Você vai precisar de um seguro viagem. Você pode achar qualquer um na internet e pode pegar o mais barato. Quando começar a trabalhar na Alemanha você terá o seguro de saúde obrigatório, descontado diretamente do seu salário.
O seguro precisa ter um valor mínimo assegurado de 30 mil euros ou 50 mil dólares e deve ter duração de pelo menos 3 meses à partir da data da viagem. Conheci algumas pessoas que conseguiram passar pela entrevista com um seguro menor, pois alegaram justamente que teriam o seguro obrigatório na Alemanha (o que faz muito sentido). Eu não quis arriscar.
5) Formulários, fotos e papelada do consulado
O site do consulado disponibiliza alguns formulários de preenchimento obrigatório que você precisa levar para a entrevista. Preencha prestando muita atenção.
As fotos são 3,5cm por 4,5cm. Preste atenção às exigências do consulado quanto às fotos.
Pra quem é casado
Conhecemos duas formas de levar o cônjuge: irem juntos em um vôo direto Brasil > Alemanha ou ir sozinho e mais tarde fazer o visto de reunião familiar para o cônjuge. Como nós fizemos a primeira opção, é dessa que iremos tratar aqui.
O único documento que você precisa para levar o cônjuge é da certidão de casamento traduzida pelo tradutor juramentado e assinada pelo cônsul. A assinatura do cônsul é necessário para que esse documento seja válido na Alemanha, e é cobrada.
O consulado recomenda que sua ida definitiva com o cônjuge seja feita em um vôo direto, ou seja, um vôo que não tenha escala em nenhum outro país, para evitar problemas na imigração de um país que nada tem a ver com os acordos de visto entre Brasil e Alemanha. Infelizmente esses vôos normalmente são mais caros, pois apenas a Lufthansa e a Condor fazem esse trajeto, sendo que a Condor, até o momento, só tem vôos saindo do Nordeste.
Na minha opinião, o problema do vôo direto só acontece quando se tem apenas a passagem de ida, pois seu cônjuge não terá nenhum visto e estaria entrando em um país como turista e sem passagem de volta. Nós decidimos não correr o risco e fomos de Lufthansa.
O cônjuge receberá, juntamente com você, um título de residência no passaporte. Com esse título, ele(a) pode trabalhar normalmente no país.
No dia do vôo
Tenha em mãos documentos como o seu contrato de trabalho, sua carta de aprovação (Arbeitsmarktzulassung) e certidão de casamento legalizada e traduzida. Na nossa experiência, apenas a TAM verificou os documentos (coisa que levou cerca de 50 minutos), mas muito provavelmente porque só tínhamos passagem de ida.
Links
Aqui vai uma lista de documentos que devem lidos ou impressos e assinados para depois serem levados no consulado.
- Embaixada e Consulados Gerais da Alemanha no Brasil
- Requerimento de Autorização de Residência
- Informações e requisitos para o Visto de Trabalho
- Termos da Lei alemã de residência
- Anabin
\muito boas as informações, obrigado
CurtirCurtir
Que bom que gostou!
Abraços!
CurtirCurtir
Muito bom o post
segui suas dicas e estou no aguardo do meu visto. Como a empresa não solicitou o ZAV, estou com uma incerteza maior, pois o consulado deu o choque de realidade pra mim.
Mas consegui comprovar 15 anos de experiencia programando.
Torcendo aqui para que dê certo.
Quanto tempo levou pro teu visto sair?
Abraço
CurtirCurtir
Espero que dê tudo certo!
O visto demorou uma semana para sair.
Abraços!
CurtirCurtir
Saiu no dia seguinte, após o meu comentário.
Sexta-feira que vem já me mudo! 😀
CurtirCurtir
Que bom que foi rápido!
Boa sorte com a mudança!
CurtirCurtir
Ótimas dicas!
uma alternativa para a questão da passagem de volta e fazer o aluguel de uma reserva, esse serviço existe especificamente para esses problemas com imigração: https://flyonward.com/en/
CurtirCurtir
Obrigada! =)
CurtirCurtir
Oi =)
O apostilamento da certidão de casamento não vale nesse caso?
CurtirCurtir
Ei, Vinicius!
Infelizmente não vou poder te ajudar, pois não sei o que é apostilamento da certidão de casamento. =/
CurtirCurtir
Olá, ali fala que se for casado e o cônjuge tiver o visto de residência ele(a) podem trabalhar lá normalmente. Pelo que sei o cônjuge também deve ter visto de trabalho, o visto de trabalho não se aplica as duas pessoas, certo?
CurtirCurtir
Olá!
O cônjuge receberá uma permissão de residência.
Abs!
CurtirCurtir
Olá!!!
Hoje sou noivo, entrei com pedido de casamento civil no cartório, porém demora 30-40 dias. Peço meu visto de trabalho normal(já tenho contrato de trabalho etc.), e posteriormente com a certidão de casamento em mãos traduzida peço para estender o visto para minha esposa?
Obrigado!!!
CurtirCurtir
Ei, Vinicius! Tudo bem?
A melhor opção é esperar o casamento sair, pois dessa forma vocês não tem preocupação extra.
Abs!
CurtirCurtir
Oi Paula, super legal o post e seu blog em geral. Parabéns!
Estou em um processo e também não tenho diploma superior, sabe dizer se é muito mais trabalhoso para a empresa contratante fazer o modelo igual o que vc e seu marido utilizaram?
Abraço!
CurtirCurtir
Ei, Matheus! Tudo bem?
Então, até onde sabemos o processo é o mesmo.
Abraços!
CurtirCurtir
Olá! Excelente post, muito obrigado!
Uma dúvida quanto ao salário mínimo para aprovação da ZAV, no manual fala em 36000€ anuais em 2013, para cargos em falta como TI. Sabe dizer se esses valores se mantêm? Não precisa especificar o teu, mas foi dentro desta “exceção” ou acima dos 4000€ mínimos mensais? Obrigado!
CurtirCurtir
Olá!
O meu foi acima de 36000 anual. Se não me engano hoje em dia é acima de 40000.
Abraços!
CurtirCurtir
Paula, as suas explicações foram ótima, mas fiquei em dúvida quanto a duração do visto.
Seguirá a extensão do contrato de trabalho?
E você saberia explicar a diferença desse visto e o blue card?
CurtirCurtir
Olá! Tudo bem?
Sim, seguirá a extensão do contrato.
Com o Blue Card você ganha uma identidade e esse documento serve para toda a união europeia e você não fica preso a uma empresa específica.
Porém com um visto de trabalho comum, após dois anos você fica livre para trocar de empresa sem a necessidade de fazer um visto novo. Com o Blue Card, é mais rápido conseguir um visto de permanente residente. Com o visto de trabalho comum, demora mais. Você pode pesquisar na internet para mais detalhes.
Abraços!
CurtirCurtir
Olá! Muito bom seu post… hoje descobri que minha formação (tecnologo) não é considerada na Alemanha e fiquei desesperado. Já tenho tanto a empresa que quer me contratar quanto o ZAV, inclusive é para a mesma empresa que trabalho hoje aqui no Brasil então solicitarei uma carta completa com minhas habilidades… Obrigado mesmo seu post me ajudou muito… Se Deus quiser tudo vai dar certo 🙂
CurtirCurtir
Ei, Samuel! Tudo bem?
Espero que tenha dado tudo certo!
Abraços!
CurtirCurtir
Olá Samuel,
Você conseguiu o Bluecard ?
Ou ‘somente’ o visto para trabalho ?
Abraço.
CurtirCurtir
Bom dia Paula
Sou engenheiro civil já vi no site da Alemanha que minha faculdade faz parte para o processo de validação do diploma.
Minha dúvida é posso levar esposa e filhos junto comigo com esse visto de 6 meses um busca de emprego ?
CurtirCurtir
Oi, André. Creio que é possível sim, mas recomendo ligar no consulado para confirmar.
Abs!
CurtirCurtir
Boa tarde!
Adorei o post! Parabéns.
Tenho uma duvida.
Para tirar o visto de trabalho é necessário entrevista? Essa entrevista é em alemão?
Eu sei que o visto para Au Pair é necessário entrevista e é necessário comprovar que tem conhecimento A1 em alemão. Isso também é necessário no caso do visto de trabalho?
Agradeço desde já.
CurtirCurtir
Oi, Maiara.
Não, não é necessário o conhecimento da língua para o visto de trabalho. Sua entrevista será no Brasil, em Português. Pelo menos nunca ouvi falar de algo diferente disso.
Abs!
CurtirCurtir
Paula, obrigada pelas dicas…ajudaram muito!
Tenho uma dúvida que não encontrei esclarecimento em lugar algum: Podemos solicitar o visto para um emprego que não seja nossa área de formação??
Voltei de férias em Frankfurt há pouco e tenho uma proposta de emprego lá. Eles me ofereceram contrato e carta de aprovação…o início seria em abril…mas estou em dúvida se deferirão minha solicitação de visto por ser área completamente diferente.
Sabe de algo à respeito?
Obrigada!
Adriana
CurtirCurtir
Ei, Adriana! Tudo bem?
Sim, pode. Mas geralmente é necessário que se prove experiência, como citado no artigo. Conheço várias pessoas que trabalham em uma área diferente da formação, por exemplo um designer que é formado em Economia.
Se for uma área que tem demanda, creio que não terá problemas.
Espero ter ajudado.
Abs!
CurtirCurtir
Ajudou muito! Super! Danke!
CurtirCurtir
Ola,
Tenho uma duvida, tenho uma proposta de emprego para trabalhar na cozinha de um restaurante, o trabalho seria junto com o Ausbildung em Köchin mas o meu chefe prefiriu que eu trabalhasse primeiro para ver como o meu alemão esta e depois comecar o Ausbildung ou não, mas tecnicamente o trabalho é diretamente relacionado com o Ausbildung, eu liguei para o consulado e me falaram que não tinha nenhum problema mas ainda estou meio duvidosa
Obrigada
CurtirCurtir
Ei, Alice! Tudo bem?
Infelizmente não vou poder te ajudar com essa informação, pois não sei como funciona. Boa sorte!
Abraços
CurtirCurtir
Muito obrigado por compartilhar! : )
CurtirCurtir
Olá, Paula.
Primeiramente parabéns pelo conteúdo, para quem ta passando pela mesma situação ajuda e muito.
Bom, no meu caso eu e meu marido estamos esperando o contrato da empresa alemã, e essa espera já dura um mês, gostaria de saber se o contrato de vocês também demorou para enviarem, e quanto tempo demorou todo o processo até vocês de fato irem para Berlin.
Desde já agradeço.
CurtirCurtir
Olá! Que bom que o post foi útil!
O contrato demorou uns 5 dias para chegar. E todo o processo demorou no total 3 meses.
Abraços!
CurtirCurtir
Paula, seu post foi extremamente útil!
Recebi o contrato em janeiro, marquei a entrevista para fevereiro e já consegui o visto!
E estranhamente, não tive tempo de pedir cartas de recomendação (consegui uma e a tradução demorou por causa do carnaval – aparentemente) e fui aprovado do mesmo jeito. Contrato + ZAV foi suficiente pra mim (provavelmente por ser de tecnologia também)
Agora o próximo passo é só chegar haha!
Muito obrigado mesmo! Ajudou tremendamente!
CurtirCurtir
Ei, Luiz! Que bom que deu tudo certo e que o post tenha ajudado de alguma maneira.
Abs!
CurtirCurtir
Olá Paula!!!
Adorei o seu artigo, realmente foi um dos únicos lugares que consegui as informações claras e consolidadas.
Uma empresa alemã me contatou para participar de um processo na área de TI em Berlin, e eu gostaria de confirmar….no caso de não possuir o curso superior completo ou o curso não ser reconhecido, é possível seguir o mesmo processo, no entanto eles precisarão confirmar a “elegibilidade” através de experiencia profissional. É isso mesmo?
Outra pergunta se você me permite é: Com o visto em mãos, é possivel alugar uma casa ou apartamento, abrir conta de banco e etc?
Novamente muito Obrigada
Abs
Karine
CurtirCurtir
Ei, Karine! Tudo bem?
Sim, é isso mesmo.
E com certeza você pode abrir conta em banco, alugar apartamento e etc.
Abraços!
CurtirCurtir
Oi Paula,
Vc merece um presente por esse post hehehe… Só fiquei na dúvida, no cartório existe Reconhecimento de firma e autenticação de documento. Aquela parte da carta de recomendação é reconhecimento de firma que devo fazer na carta?
Muito obrigado pela ajuda
CurtirCurtir
Ei, Thiago! tudo bem?
Que bom que o post te ajudou!
Sim, você deve reconhecer firma de quem assinou a carta.
Ps: quanto a parte do presente, fique à vontade para me pagar um café! =) (https://queridaberlim.com/contato/)
Abraços!
CurtirCurtir
Eu estou indo para Stuttgart, mas quando for visitar Berlim pago sim! Hahaha 😉
CurtirCurtir
Muito boas as informações Paula, obrigado!
Uma dúvida: você comentou que não tinha terminado a faculdade, mas estava cursando?
Pergunto isso porque estou cursando (já concluí 4 anos de 5), mas não estou encontrando nenhuma informação sobre se o período que concluí pode ser, de alguma forma, complementar às cartas de recomendação.
E aí? Você usou alguma coisa de faculdade ou foram apenas as cartas mesmo?
Obrigadão!
CurtirCurtir
Ei, Davi! Tudo bem?
Isso mesmo, meu marido não terminou a faculdade. Usou somente as cartas de recomendação.
Abraços!
CurtirCurtir
Muito obrigado por compartilhar as informações Paula. Vai me ajudar sobremaneira a passar pelo processo de visto!
CurtirCurtir