Esse post é praticamente um post de utilidade pública. Te conto algumas dicas preciosas do dia a dia em Berlim para você não passar aperto. Sabe aquelas informações que ninguém te conta e que você também não acha na internet? Agora você achou!
– Chave X Porta: nunca, jamais saia de casa com a sua chave e deixe a outra presa na porta do lado de dentro. Vou dar um exemplo: eu tenho uma chave de casa e o marido outra. Num belo dia saímos os dois juntos e simplesmente deixei minha chave em casa, presa do lado de dentro da porta. Sempre fazia isso no Brasil. Resultado: não conseguimos abrir a porta, levamos bronca e pagamos uma nota num chaveiro em pleno domingo. Ps: isso aconteceu duas vezes com a gente, assim que chegamos por aqui, total falta de costume. Fica a dica de ouro!
– Metrô sem catraca: isso mesmo, o metrô em Berlim não tem catraca. Você simplesmente chega na estação, espera o seu trem e entra. Mas isso não significa que ele é de graça. Não. Você tem que comprar o seu ticket nas máquinas que estão espalhadas pela estação e logo em seguida validar ele em uma outra máquina que vai estar bem do lado de onde você comprou o seu ticket. Isso vale para todos os transportes públicos daqui, sempre vai ter uma maquininha para você validar o seu ticket. A dica amiga é para você não esquecer de comprar/validar e não tentar dar um de espertalhão e andar sem ticket, porque existe o controle, que são funcionários a paisana que passam verificando o ticket de todo mundo e caso você não tenha, ou tenha comprado errado, vai ter que descer na próxima estação e pagar uma multa de 60 euros.
– Maratona supermercado: a primeira dica é para você levar as suas próprias sacolas, aqui não tem sacolinha de plástico nos caixas, mas na fila você encontra alguns tipos de sacola para comprar, caso não tenha levado a sua. Depois de colocar todos os seus produtos na esteira é hora de se preparar para a maratona. Ainda não descobri como os caixas são tão rápidos, sério. Se você resolve olhar o celular por alguns segundos, suas compras já vão estar se misturando com as compras do próximo cliente. Juro. Então, assim que o caixa começar a passar o primeiro produto já esteja preparado com as sacolas abertas e o foco somente em guardar tudo. Depois você respira. A boa notícia é que você se acostuma.
– Sinal verde/vermelho: simples; se o sinal tá vermelho para o pedestre, ele vai esperar ficar verde para atravessar e ponto final. Aqui não tem aquela famosa corridinha “vai que dá tempo”, ou aquele tanto de gente fora da calçada esperando o sinal fechar. Também tem multa para quem atravessa a rua na hora errada, ou seja, vamos esperar o bonequinho ficar verde para atravessar a rua.
– Garçons: Vamos lá: você vai ficar um bom tempo esperando ele aparecer na sua mesa, aproveite esse tempo para escolher tudo o que você quer pedir, porque assim que ele aparecer é como se fosse uma oportunidade única. Comida e bebida escolhida, fecha o cardápio e espera. Esse ritual é sério, o garçom só vem na sua mesa quando todo mundo fecha o cardápio, (experiência própria!). Seja objetivo no pedido, ele não vai ficar parado do seu lado esperando você decidir se quer fritas com ou sem queijo, ele simplesmente vai embora e aí já era, mais uns bons minutos de espera. Confesso que ainda não me acostumei muito bem com a experiência garçons, mas sempre acho divertido.
Ei, gostou da dica?
Quanto a maratona Supermercado……..nunca tente guardar suas compras direto nas sacolas……! Melhor é encher novamente o carrinho e depois que tiver pago…..guardar com todas calma!!!
CurtirCurtir
Sim! Quando faço uma compra maior sempre faço isso, hahahaha!
CurtirCurtir
qual a relação de “chave x porta” com berlim?
CurtirCurtir