A relação de amor dos alemães com o verão é uma coisa muito séria. Dizem que se você por acaso ver algum alemão parado, olhando para o sol e aproveitando o calor dele, você nunca deve atrapalhá-lo.
Eu achava que era exagero, até que um belo dia depois de alguns meses com temperaturas variando entre 8 e 12 graus o sol resolveu aparecer e a temperatura chegou nos 16 graus. Tinha alemão de bermuda e regata, mulheres com vestido sem meia calça e algumas também arriscaram uma regata. Detalhe: ainda era primavera.
A cidade se transforma e os alemães ficam loucos:
– Cadeiras e mesas pra fora
De repente a calçada que você passava todos os dias durante o inverno fica mais apertada, “tem alguma coisa diferente aqui”. Restaurantes, lojinhas, cafés, todos os lugares dão um jeito para você aproveitar o calor do lado de fora. Com certeza você vai ver muito alemão disputando a mesa que pega mais sol.
– Praças e parques = praia
Os parques e praças se transformam praticamente em uma praia, você facilmente vai encontrar alemães deitados na grama tomando sol. Seja de bermuda sem camisa, ou, de biquíni e sunga.
– Churrasco no parque
A proporção de gente tomando sol na grama e fazendo churrasco embaixo de uma árvore é igual. Isso mesmo, churrasco. Você encontra nos supermercados mini- churrasqueiras e churrasqueiras descartáveis, tudo para facilitar o seu dia de sol.
– Época de nadar no lago
Ir nadar nos lagos da cidade, aqueles que são liberados, é praticamente uma tradição alemã no verão. Existem alguns que até os cachorros podem entrar!
– Pôr-do-sol às 22h
Depois de quase seis meses com o dia começando às oito da manhã e acabando às quatro da tarde, nada mais justo do que alguns meses com dias mais longos, né? Isso faz a cidade ficar mais cheia e movimentada, além de quase todo dia ter um pôr-do-sol mais lindo que o outro. (Já falei deles aqui)
Apesar dos dias quentes, dos lugares sem ar condicionado e dos trens com a janela fechada, acho incrível ver como a cidade e as pessoas mudam.
Ei, gostou da dica?